Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Dia do Nutricionista

por Ana Catarina Tavares, Nutricionista, em 31.08.15

Hoje é o dia do nutricionista.

O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas tais como restauração, clínica, desportiva, segurança alimentar etc. No entanto a grande procura por parte da população em geral é pela nutrição clínica. Ainda se pensa que só devemos procurar um nutricionista quando queremos perder peso.

 

No entanto, isto é completamente falso. Outras vezes pensa-se que mesmo para perder peso não necessitamos de um profissional de saúde uma vez que basta pesquisar dieta no google e aparece uma panóplia de dietas que prometem verdadeiros milagres. A nutrição clínica relaciona a Nutrição com doenças específicas tais como diabetes, hipertensões arteriais, obesidade, oncológicas, entre outras, sendo cada vez mais reconhecido o respetivo impacto na prevenção e tratamento das doenças mais fatais em Portugal.

A grande maioria das pessoas que procuram a consulta de nutrição fazem-no para perder peso e chegam à consulta com uma ideia pré-definida do peso que querem atingir e de como fazer dieta. No entanto são quase sempre ideias erradas e baseadas em mitos. Não nos podemos esquecer que o peso é a soma de tudo. É a soma dos órgãos, pele, ossos, gordura, músculo, etc. O peso não significa tanto quanto isso. O importante são os outros valores. Os valores que constituem esse peso e a sua respetiva proporção. Quanto temos de gordura total? Quanto temos de gordura visceral? E de músculo? E de água? Quais são os valores que devemos aumentar e quais os que devemos diminuir? Isso sim é o importante. O valor peso desce por acréscimo. É importante quebrar mitos alimentares como por exemplo: a fruta a seguir às refeições engorda? Ou para uma dieta resultar devemos ingerir proteínas e legumes e banir por completo os hidratos de carbono? Uma dieta não deve ser considerada como uma etapa. Deve ser considerada como uma melhoria do estilo de vida. Devemos aprender a comer. Existem milhões de promessas de soluções possíveis - comprimidos, programas de treino, dietas da moda – no entanto nenhuma promete ensinar a comer. A boa notícia é que uma boa nutrição pode contribuir significativamente para a sua saúde! Muitas pessoas simplesmente desconhecem que com apenas algumas alterações alimentares poderão dar outro bem-estar ao seu dia-a-dia, prevenir alguns tipos de doenças, perder peso ou simplesmente mantê-lo.

 

 

Esclareça todas as suas dúvidas procurando um nutricionista qualificado.

No entanto, tenha atenção! Cada vez mais existem falsos nutricionistas e dietistas. Não ponha a sua saúde nas mãos de um falso profissional de saúde. Verifique se está a ser seguida/o por um verdadeiro profissional de saúde. Denuncie falsos profissionais!

http://www.vamosporanutricaonaordem.com/#secondPage 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:41



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •