Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Pão

por Ana Catarina Tavares, Nutricionista, em 19.01.15

pão.jpg

 

O pão é um alimento que resulta da cozedura de uma massa feita com farinha de certos cereais normalmente trigo, água, fermento e sal.

A sua utilização na alimentação humana é antiquíssimo. Segundo a história mais antiga do pão, este teve origem à milhares de anos a.C., quando era feito com bolotas de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água fervente para tirar o amargo. Em seguida, essa massa era seca ao sol e faziam-se broas. 


Conta ainda a história que, antes de servirem para fazer pão, as farinhas, de diversos cereais, eram usadas em sopas e mingaus. Posteriormente passou-se a misturar nas farinhas mel, azeite, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando-se uma espécie de bolos, que teriam precedido o pão propriamente dito. Esses bolos eram cozidos sobre pedras quentes ou sob cinzas. 

Os primeiros pães também foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. Foram os egípcios os primeiros a usar os fornos de pedra, sendo atribuída a eles também a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa do pão para torná-la leve e macia.

No Egipto, o pão era o alimento básico. Segundo Heródoto, era amassado com os pés, e normalmente feito de cevada ou espelta. Com o pão no Egipto também se pagavam salários: um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja. Os judeus também fabricavam os seus pães na mesma época, porém não utilizavam fermentos por acreditarem que a fermentação era uma forma de putrefação e impureza. 

Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, tendo passado, posteriormente, a ser fabricado em padarias públicas, surgindo, então, os primeiros padeiros. Isto teria acontecido, segundo o filósofo romano Plínio, o Antigo, depois da conquista da Macedónia. 

Se antigamente o pão era feito com 3 a 4 ingredientes não é incomum hoje ver uma lista de 10 ingredientes (quando não têm mais...). Mas será mesmo necessário tantos ingredientes? 

Porque não tentar fazer o pão em casa? É rápido, barato e tem um sabor divinal!

Receita básica de pão

Ingredientes:

  • 3 Pacotes de fermento fresco
  • 1 Kg farinha trigo branca
  • 500 g de farinha de trigo integral
  • Uma pitada de sal
  • 800 ml de água morna



Etapas:

  • Misture numa tigela o fermento com um pouco de água morna.
  • Numa taça grande coloque a farinha e abra um buraco no centro. Misture o sal, o fermento previamente dissolvido na água e a restante água. Envolva.
  • Bata a massa à mão até esta formar uma massa de pão (cerca de 30 minutos).
  • Deixe a massa descansar durante 1 hora no mínimo tapada com um cobertor (se possível num local aquecido).
  • Divida a massa em bolas ou forme pães grandes. Coloque no forno durante 30 minutos a 200ºC.




Delicie-se com pão quentinho e um chá :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:31



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •