Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Resolução de Ano Novo e Perda de Peso

por Ana Catarina Tavares, Nutricionista, em 19.01.15

Com a chegada do novo ano começam as resoluções de ano novo. Uma das mais comuns é perder peso, no entanto é preciso precaução.

Existem milhões de produtos vendidos na internet, em farmácias ou em grandes superfícies que prometem maneiras rápidas e eficazes para perder peso. No entanto, alguns destes produtos podem mesmo prejudicar a saúde e nada fazem para proporcionar uma perda de peso com sucesso a longo prazo.

Pode ser bastante tentador tentar a última dieta da moda, a dieta do amigo do amigo que jura que aquela dieta é a que resulta. O problema? Se é rápido ou não exige nenhum esforço então não vai resultar a longo prazo.

Emagrecer é mais do que perder peso. Perder peso é fácil mas emagrecer não tanto. Para perder peso basta perder músculo e/ou água mas para emagrecer é necessário perder gordura. Sendo o que o objetivo deverá ser sempre a perda de gordura e nunca do músculo e água.

É importante ter atenção a estas directrizes dadas pelo NIH (National Institutes if Health) dos EUA que também se aplicam em Portugal.

  • A maioria dos suplementos alimentares comercializados para perda de peso não funcionam para a perda de peso a longo prazo, e alguns são perigosos. 

 

  • Os investigadores têm estudado o potencial de perda de peso de uma variedade de suplementos dietéticos, incluindo quitosano, uma fibra proveniente do marisco; extratos de chá verde; ervas chinesas; e extrato de laranja amarga (Citrus aurantium). Nenhum demonstrou ser eficaz para a perda de peso, e cada um destes tem efeitos secundários.

 

  • Muitos suplementos alimentares comercializados para perda de peso (incluindo os vendidos como "queimadores de gordura" ou inibidores de apetite), não foram testados para a sua segurança.

 

  • O que está no rótulo pode não ser o que está na garrafa. As análises de suplementos dietéticos, incluindo suplementos de ervas, por vezes, encontram diferenças entre ingredientes rotulados e os reais. 

 

  • Suplementos alimentares "Naturais"  nem sempre são seguros.

 

  • Só porque um produto é promovido por um médico ou outro profissional de saúde, não significa que ele é eficaz. Aqui estão alguns exemplos de produtos, como cetonas de framboesas e xarope de yacon, promovido em O Dr. Oz Show que não têm provado ser eficazes para a perda de peso.



Então e o que funciona a longo prazo? A resposta é bastante simples! Uma alimentação variada, equilibrada e completa. Procure um nutricionista que a/o ajude em todas as etapas de perda e manutenção de peso!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:19



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •