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Segundas sem Carne / Meatless Mondays

por Ana Catarina Tavares, Nutricionista, em 16.02.15

IMG_5724.JPG

 

Já ouviram falar das segundas sem carne?

Hoje é dia de segunda sem carne...

Segunda-feira é conhecida como o primeiro dia da semana, dia de transformações, de tomada de decisões, de novidades e mudanças.

As segundas sem carne é uma iniciativa de vários países (neste momento incluindo Portugal são 24 países aderentes) e que tem como objectivo sensibilizar a população para os impactos que o consumo de alimentos de origem animal têm sobre os animais, o meio ambiente, a sociedade, a saúde e o planeta.

Ah mas eu não sei cozinhar sem carne e sem peixe... Não há problema! Neste blog encontram receitas sem produtos de origem animal e o site segundas sem carne tambem apresenta várias ideias ;)

 

Razões para fazer segunda sem carne:

 

Saúde

"Diversos estudos associam o consumo da carne a vários problemas de saúde, nomeadamente obesidade, diabetes, doenças cardio-vasculares e cancro.

“Sabe-se que a mortalidade devido à doença coronária é mais baixa em vegetarianos do que em não-vegetarianos, como também se sabe que um regime vegetariano pode ser capaz de reverter o curso de uma doença. Dados científicos revelam a existência de uma relação directa entre um regime vegetariano e um risco diminuído de obesidade, doença coronária, hipertensão, diabetes e alguns tipos de cancro.” American Dietetic Association.

Reduzir a ingestão excessiva de proteínas animais e gorduras saturadas é um primeiro passo para reduzir em 30% as probabilidades de desenvolver doenças coronárias, em até 50% o risco de desenvolver diabetes e em mais de 80% o aparecimento de cancro do cólon. "

 

Planeta

"O crescente apetite humano por carne está relacionado com os grandes problemas ambientais com que o planeta se depara – a desflorestação, a erosão, o esgotamento de água potável, a poluição do ar e da água, as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a injustiça social, a instabilidade das comunidades e a propagação de doenças.

 A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%"

A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).

Há 800 milhões de pessoas no mundo a passarem fome ou com problemas de nutrição. No entanto, se fossem alimentadas directamente com os cereais que são produzidos para alimentarem o gado, porcos e galinhas da pecuária intensiva, deixaria de haver fome no mundo."

 

Animais

Como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras por isso deixo aqui um vídeo

 

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publicado às 15:24


7 comentários

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De Sofia a 16.02.2015 às 16:20

Eu comecei com as segundas sem carne há dois anos. Atualmente não sigo a iniciativa porque cerca de 70% da minha alimentação é vegetariana, logo, não ligo e é segunda ou terça ou quarta...

Concordo sobre o facto do consumo de carne poder estar na origem de alguns problemas médicos, mas acho que não é a causadora principal (atenção, não li nada sobre o assunto!). Ou seja, acho que o consumo de outros alimentos nocivos contribui também para a estatística. Porque, embora as estatísticas revelem que os vegetarianos têm menor risco de sofrerem de certas doenças, também é verdade que, tendencialmente os vegetarianos acabam por ter uma alimentação mais correta (Embora, também existam depois os vegetarianos "junkies", que só comem porcaria!).

Beijos! :)
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De Ana Catarina Tavares, Nutricionista a 16.02.2015 às 16:39

Olá Sofia.

Obrigada pelo teu comentário. Existem muitos estudos, nomeadamente o China Study que é o maior estudo feito em nutrição que realmente aponta os produtos animais como umas das principais causas. Na minha opinião existem muito mais causas. É verdade que os vegetarianos e os veganos têm uma alimentação mais cuidada no entanto, tal como dizes e muito bem eu posso perfeitamente ser uma vegetarina/vegana em que só como batatas fritas, doces, queijos vegetais e comida vegetariana já embalada o que faz com que a minha alimentação seja tudo menos equilibrada e saudável. É por isso que existem vegetarianos/veganos com excesso de peso por exemplo. Muitos dos problemas de saúde actuais têm também a ver com o aumento das porções (às vezes não é tanto o que se come mas a quantidade do que se come), com o aumento do consumo de açúcar (coloquei no facebook um vídeo sobre o açúcar não sei se tiveste oportunidade de ver), sedentarismo, alimentos processados e ricos em gorduras e açúcares como por exemplo bolachas, biscoitos...
Mas penso que temos de começar por algum lado e porque não começarmos pelas segundas-feiras sem carne que tanto nos ajudam a nós, aos animais e ao planeta e onde temos uma maior ingestão de legumes, frutas e leguminosas para depois irmos reduzindo as restantes coisas?
Tal como tu, quem sabe não começamos pelas segundas, depois terças quartas e sem darmos por isso temos cada vez mais uma alimentação saudável
;)
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De Carolina a 16.02.2015 às 20:36

Antes de mais, muitos parabéns pelo destaque!
Desde que me apercebi do impacto que a criação animal pode ter sobre o planeta, tenho tentado mudar algumas coisas. Não consigo fazer uma mudança radical (isso seria perfeito), mas devagar se vai ao longe.
Já cortei nos leites, iogurtes e queijos, ainda por mais sendo intolerante à lactose não faria qualquer sentido continuar a beber leite de vaca. Por isso, agora costumo beber/comer o leite/iogurte de soja.
Já conhecia esta iniciativa, mas, para dizer a verdade, nunca a pus em prática. Acho que de hoje não passa! E sempre experimento algumas receitas que já tenho ali guardadas.
Beijinhos
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De Ana Catarina Tavares, Nutricionista a 16.02.2015 às 21:48

Obrigada Fireflies!
Também pode variar no que diz respeito aos leites vegetais =) Há imensas escolhas: amêndoa, caju, cânhamo, aveia, coco, arroz, chia.... assim nunca se farta!
Ainda bem =) Cada vez mais saudável!
Se seguir o blog ou facebook também vai conseguindo umas receitas ;)
Beijinhos
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De comida para solteiros a 16.02.2015 às 21:15

Adoro comida vegetariana, apesar de achar que nunca conseguirei deixar de comer carne, tento já reduzir ao máximo o seu consumo. Vou aderir às segundas sem carne, sim! Ou tentar, pelo menos! Gostei de conhecer a iniciativa :-)
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De Ana Catarina Tavares, Nutricionista a 16.02.2015 às 21:55

Olá Comida para solteiros!
Fico contente =D
Parece mais difícil do que na realidade é =) O importante é fazermos coisas de que gostamos. O ser vegetariano/vegano e só comer massas e saladas, para além de não ser nutricionalmente equilibrado, acaba por ser uma rotina e que facilmente nos faz desistir. Existem imensas opções para substituir a carne/peixe como por exemplo: lentilhas verdes, lentilhas castanhas, lentilhas vermelhas, feijão branco, feijão frade, feijão mungo, feijão azuki, feijão pedra, feijão manteiga, feijão vermelho, feijão preto, grão, cogumelos, tofu, seitan, tempeh entre muitas outras opções. O importante é variar e não entrar na rotina. E a comida vegetariana traz-nos imensa variedade de pratos. Se seguir o blog e/ou facebook vai tendo acesso a receitas. Amanhã voltarei a colocar mais receitas ;)
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De AMORXU a 17.02.2015 às 19:34

Olá
eu voltei a abrir o meu blog e gostava de ter a sua opinião :p
Criticas são sempre boas!

http://iopenedmyheart.blogs.sapo.pt/

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