Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Segundas sem Carne / Meatless Mondays

por Ana Catarina Tavares, Nutricionista, em 16.02.15

IMG_5724.JPG

 

Já ouviram falar das segundas sem carne?

Hoje é dia de segunda sem carne...

Segunda-feira é conhecida como o primeiro dia da semana, dia de transformações, de tomada de decisões, de novidades e mudanças.

As segundas sem carne é uma iniciativa de vários países (neste momento incluindo Portugal são 24 países aderentes) e que tem como objectivo sensibilizar a população para os impactos que o consumo de alimentos de origem animal têm sobre os animais, o meio ambiente, a sociedade, a saúde e o planeta.

Ah mas eu não sei cozinhar sem carne e sem peixe... Não há problema! Neste blog encontram receitas sem produtos de origem animal e o site segundas sem carne tambem apresenta várias ideias ;)

 

Razões para fazer segunda sem carne:

 

Saúde

"Diversos estudos associam o consumo da carne a vários problemas de saúde, nomeadamente obesidade, diabetes, doenças cardio-vasculares e cancro.

“Sabe-se que a mortalidade devido à doença coronária é mais baixa em vegetarianos do que em não-vegetarianos, como também se sabe que um regime vegetariano pode ser capaz de reverter o curso de uma doença. Dados científicos revelam a existência de uma relação directa entre um regime vegetariano e um risco diminuído de obesidade, doença coronária, hipertensão, diabetes e alguns tipos de cancro.” American Dietetic Association.

Reduzir a ingestão excessiva de proteínas animais e gorduras saturadas é um primeiro passo para reduzir em 30% as probabilidades de desenvolver doenças coronárias, em até 50% o risco de desenvolver diabetes e em mais de 80% o aparecimento de cancro do cólon. "

 

Planeta

"O crescente apetite humano por carne está relacionado com os grandes problemas ambientais com que o planeta se depara – a desflorestação, a erosão, o esgotamento de água potável, a poluição do ar e da água, as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a injustiça social, a instabilidade das comunidades e a propagação de doenças.

 A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%"

A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).

Há 800 milhões de pessoas no mundo a passarem fome ou com problemas de nutrição. No entanto, se fossem alimentadas directamente com os cereais que são produzidos para alimentarem o gado, porcos e galinhas da pecuária intensiva, deixaria de haver fome no mundo."

 

Animais

Como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras por isso deixo aqui um vídeo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:24


8 comentários

Imagem de perfil

De Sofia a 16.02.2015 às 16:20

Eu comecei com as segundas sem carne há dois anos. Atualmente não sigo a iniciativa porque cerca de 70% da minha alimentação é vegetariana, logo, não ligo e é segunda ou terça ou quarta...

Concordo sobre o facto do consumo de carne poder estar na origem de alguns problemas médicos, mas acho que não é a causadora principal (atenção, não li nada sobre o assunto!). Ou seja, acho que o consumo de outros alimentos nocivos contribui também para a estatística. Porque, embora as estatísticas revelem que os vegetarianos têm menor risco de sofrerem de certas doenças, também é verdade que, tendencialmente os vegetarianos acabam por ter uma alimentação mais correta (Embora, também existam depois os vegetarianos "junkies", que só comem porcaria!).

Beijos! :)
Imagem de perfil

De Ana Catarina Tavares, Nutricionista a 16.02.2015 às 16:39

Olá Sofia.

Obrigada pelo teu comentário. Existem muitos estudos, nomeadamente o China Study que é o maior estudo feito em nutrição que realmente aponta os produtos animais como umas das principais causas. Na minha opinião existem muito mais causas. É verdade que os vegetarianos e os veganos têm uma alimentação mais cuidada no entanto, tal como dizes e muito bem eu posso perfeitamente ser uma vegetarina/vegana em que só como batatas fritas, doces, queijos vegetais e comida vegetariana já embalada o que faz com que a minha alimentação seja tudo menos equilibrada e saudável. É por isso que existem vegetarianos/veganos com excesso de peso por exemplo. Muitos dos problemas de saúde actuais têm também a ver com o aumento das porções (às vezes não é tanto o que se come mas a quantidade do que se come), com o aumento do consumo de açúcar (coloquei no facebook um vídeo sobre o açúcar não sei se tiveste oportunidade de ver), sedentarismo, alimentos processados e ricos em gorduras e açúcares como por exemplo bolachas, biscoitos...
Mas penso que temos de começar por algum lado e porque não começarmos pelas segundas-feiras sem carne que tanto nos ajudam a nós, aos animais e ao planeta e onde temos uma maior ingestão de legumes, frutas e leguminosas para depois irmos reduzindo as restantes coisas?
Tal como tu, quem sabe não começamos pelas segundas, depois terças quartas e sem darmos por isso temos cada vez mais uma alimentação saudável
;)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Links

  •